Revista Semanal: Rosh Hashaná, Responsabilidades Sem Medo (e mais...)

  PT.CHABAD.ORG Revista Semanal
Elul 25, 5772 · September 12, 2012
Destaques da Semana
Rosh Hashaná
O ser humano não foi criado meramente para viver. Ele foi criado para um propósito mais elevado. Somente quando ele sente que está trabalhando em direção a uma meta maior é que atinge sua satisfação interior. A verdadeira alegria vem de aceitar as responsabilidades que cada pessoa recebeu de D'us.

Vários alimentos simbólicos são ingeridos na refeição da primeira noite de Rosh Hashaná, e um pedido é recitado para cada alimento. Este costume é baseado em um ensinamento talmúdico: "Presságios são significativos; por isso cada pessoa deveria comer no início do ano abóboras, beterrabas, tâmaras e alhos-poró."

Educação
Uma jornada de mil milhas começa com um passo na direção certa
Fazer pequenas mudanças positivas na direção certa nos fará, em retorno, mais orgulhosos de nós mesmos – em vez de nos sentirmos mal a nosso respeito quando deixamos de dar aqueles saltos de mil milhas. Quando estivermos mais confiantes em nós mesmos como pais, conseguiremos ser mais bem-sucedidos na tarefa mais importante que D'us nos confiou.

Por Yaakov Lieder
Receitas
O Bolo de Mel Tradicional
Além de ser o bolo tradicional comido em Rosh hashaná para simbolizar um ano doce, é costume pedir e receber "lekach" (um pedaço desse bolo) na véspera de Yom Kipur, geralmente aos pais ou a um mentor. Um dos motivos desse costume é que, se estiver escrito que no decorrer do ano teremos de recorrer à ajuda de alguém, que D'us nos livre, que esse decreto seja cumprido com esse pedido.

Rosh Hashaná
O shofar é tocado em Rosh Hashaná após a leitura da Torá, antes e durante a prece de Mussaf. Embora uma mitsvá não deva ser adiada, havia uma boa razão para adiar o toque do shofar para depois da leitura da Torá.

Atualidades
/a>
Por Rabino Arieh Raichman, Beit Chabad de Manaus
David e Moises ficaram acordados até tarde contando aos bochurim histórias sobre como a yeshivá era naquela época. Os alunos os rodearam e dançaram Ani Maamin, exatamente como fizeram trinta anos atrás. As emoções e as lembranças tiveram um impacto incrível sobre eles, em preparação para Rosh Hashaná.

Rosh Hashaná
A prece de Tashlich, recitada às margens de um rio, lago ou mar, onde quer que haja peixes, tem um outro significado, despertando-nos pensamentos de arrependimento. Pois isto nos lembra da insegurança da vida do peixe, e o perigo do peixe ser atraído pela isca, ou de ser apanhado na rede do pescador. Nossa vida, também, está repleta de ciladas e tentações.


Mais do pt.chabad.org

Participe:
Gostou deste e-mail? Por favor, ajude-nos à continuar compartilhando o estudo da Torá e tradições judaicas:

Mande-nos um e-mail para marcar uma ocasião especial
Faça uma Doação para o chabad.org.

 

Opções de Inscrição:
Inscreva-se para mais listas de e-mail do pt.chabad.org
Configurações de e-mail
Saindo de férias?
Desinscreva-se de nossa lista

O seu e-mail inscrito é: iqlalsmile.cara@blogger.com
Alterar o endereço de e-mail.

Dica Importante:
Para garantir que os e-mails de sua inscrição continuem a ser entregues para você, favor adicionar o e-mail "subscriptions@chabad.org" no seu livro de endereços ou na sua "lista-branca" de todos os filtros antispam ou programas que você possa ter.

© Copyright Chabad.org, todos os direitos reservados.   Política de Privacidade